sexta-feira, 16 de março de 2018

Desempregada ou Dona de Casa?

Quando, em algum serviço público ou num simples inquérito, me perguntam qual a minha actividade profissional, ou profissão,  fico sempre com um nó na garganta e sinto-me tão insegura como uma adolescente a quem perguntam qual o curso que quer seguir...

Chegar aos 47 anos e não ter nenhuma actividade profissional não é bem visto pela nossa sociedade, independentemente de ser opcional ou imposição do medíocre mercado de trabalho em que, infelizmente vivemos.

Obviamente que, como milhares de Portugueses, não estou nesta situação por vontade ou opção. Estou nesta situação porque, ao fim de 20 anos de trabalho, fui "apanhada" numa reestruturação e as alternativas são todas muito piores do que ficar em casa.

Não considero que sou "desempregada" porque isso presupõe o recebimento de um qualquer apoio social e isso não acontece.  Do estado Português,  recebo "Zero"!
Também a designação de "dona de casa" não se adequa, de todo! Isso era a designação utilizada pela minha Mãe,  que, depois de casar, ficou aos comandos da gestão doméstica, e, até fez um bom trabalhinho, por sinal ☺

Então, em que ficamos?

Depois da "tal" reestruturação, experimentei vários empregos, completamente fora da minha área. Em cinco anos, estive em três empresas diferentes e fui a dezenas de entrevistas, onde fui sujeita aos mais variados tipos de testes, comentários, olhares, etc. Afirmo, com toda a convicção que, em grande parte das entrevistas a que fui, fui eliminada assim que entrei na sala, pelo simples facto de a entrevistadora ser uma mulher, na sua maioria, mais novas e menos confiantes do que eu. (Somos umas cabras umas para as outras, é verdade) 😉

Até que achei (ou melhor, achámos, cá em casa) que não valia a pena continuar neste desgaste. As baixas remunerações oferecidas, a distância de casa, e as funções monótonas e intelectualmente pouco exigentes, acabaram por decidir pela minha resignação. Há que fazer opções na vida! Há que estabelecer prioridades!

Posto isto, neste momento estou em casa por opção,  já que a alternativa de um qualquer trabalho temporário, miseravelmente remunerado e miseravelmente reconhecido, não compensa a nenhum nível.

Biker: amitié; blusa com laçada: Lanidor; cardigan preto: Caroll; calças sporty: Zara; ténis: Michael Kors; Sunglasses rayban 

Esta foto foi tirada hoje, entre um aguaceiro e uma carga de água ☺

Resolvi incluí-la neste post porque é a prova que a minha "nenhuma" actividade profissional me permite muito mais do que ficar em casa a olhar para o relógio.
Foi o meu filho quem a tirou, enquanto esperávamos pela consulta de ortodontia, depois da escola e antes da aula de judo ☺

No fim de cada dia, sinto-me feliz por poder ver e acompanhar de perto o crescimento do meu filho e por ouvir com frequência "és a melhor Mãe do Mundo"!!!

E vocês, já alguma vez tiveram de tomar uma decisão tão importante na vossa vida?
E do look, gostaram?

5 comentários:

  1. Embora em circunstancias muito diferentes compreendo-a perfeitamente. Embora esteja empregada, trabalho num sitio que detesto. Tenho experiência, bom ar ( por assim dizer...), muita garra e considero-me boa profissional,tenho 49 anos. Respondo a anúncios todas as semana e nem a uma entrevista sou chama, porque tenho 49 anos. É a sociedade que temos.
    Boa sorte para si.
    Elsa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elsa!
      Boa sorte também para si e obrigada pela visita!
      Volte mais vezes ☺

      Beijinho
      Carla

      Eliminar
  2. E é exatamente por isso que gosto tanto dela :P
    Ahahah vou criar um post sobre como escolher bases pela internet :P Não tem muito que saber e, claramente, também prefiro testá-la ao vivo :p Mas na falta disso... há que desenrascar!

    Cada vez penso mais nisto. Até hoje tive 4 empregos. Dois deles não me identificava e cheguei à conclusão que me faziam muito mal. Esperei que o contrato terminasse e saí. Este último, saí pelo meu próprio pé, também no final do contrato, porque para ser escravo, sou escravo em casa. Em qualquer altura coloquei hipótese de voltar ou de ficar porque partilho da opinião que o desgaste e o não gostar são as melhores formas de nos consciencializarmos e precavermos a nossa sanidade mental! :)

    Adoro estar em casa entretido com as lides domésticas. Sou Homem, tenho 25 anos e, mesmo tendo a minha mãe em situação de desemprego, prefiro fazer eu as tarefas a dar-lhe trabalho a ela. Hoje entendo quando ela dizia que estava cansada depois de um dia em casa. Porque cansa mesmo! Cuidar de uma casa não é, de todo, fácil :D

    Adoro estes teus textos refletivos. E, como podes ver, dão-me azo à inspiração escrita ahah :P

    NEW TIPS POST | LAST MINUTE GIFT GUIDE FOR FATHER'S DAY :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Também tenho o mesmo problema a idade também já desisti das entrevistas o que nos oferecem é uma miséria e de facto as mulheres são mesmo lixadas umas pras outras. Num comentário do dia da mulher eu até disse que não concordava com a frase que as famosas traxiam em t shirts women support women porque é mentira. Quando trabalhei tive problemas sempre com mulheres.
    Ganhei um concurso público para uma câmara mas quem lá ficou foi a filha do presidente dessa mesma Câmara. Os concursos públicos estão todos viciados. Sem cunhas é difícil neste país. Tu não vês o que se passa? É toda a gente políticos magistrados tudo com boas profissões e mesmo assim não chega e é só desviar dinheiro. Eu já escrevi ao Presidente Marcelo sobre a temática dos concursos públicos e ele nem me respondeu. Talvez se o convidasse para aparecer no blog ele me responderia😁
    Estás muito gira nas fotos e a tua roupa é de marcas que eu gosto muito.
    Beijinhos e tem um óptimo domingo.

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  4. Estou te esperando lá em
    casa. Não precisa levar
    nada, só o teu abraço me
    basta.

    Beijos.

    silvioafonso




    .

    ResponderEliminar

A tua opinião é super importante para mim!
Deixa-a aqui na caixa de comentários e eu respondo no teu blogue!

A propósito, já segues este blogue? Vê na barra lateral direita!
Obrigada e até breve ☺